Um pedaço do glaciar de Hualcan separou-se da massa de gelo principal tendo caído num lago, originando uma onda de 23m que se abateu sobre várias vilas, destruindo 50 casas de habitação e causando uma vítima mortal.
O degelo dos glaciares andinos não é novidade mas volta a ser notícia ao manifestar-se de forma inédita através da formação de uma onda gigante num lago no Perú.
Com efeito, a fragmentação do glaciar de Hualcan, perto de Carhuaz, originou a queda num lago de um pedaço de gelo do tamanho de dois campos de futebol. O impacto levou à formação de uma onda que se alçou a mais de 23m galgando os diques.
A massa de água varreu as vilas circundantes tendo destruído 50 casas, uma estação de estação de tratamento de água e fazendo uma vítima mortal. Temendo novos episódios de fragmentação do glaciar que mede 500m de comprimento e 200m de largura as autoridades evacuaram as populações locais.
O governador da região de Ancash relacionou o incidente com as Alterações Climáticas “Devido ao Aquecimento Global os glaciares desprender-se-ão e cairão nestes lagos já a transbordar. Foi isto que aconteceu”.
Os glaciares do Perú representam 70% da área gelada nos trópicos e segundo um estudo do Banco Mundial já sofreram, desde 1975, uma redução de 22% podendo extinguir-se nos próximos 20 anos, o que poria em causa o fornecimento de água e de energia eléctrica a quase 80 milhões de pessoas.
in http://naturlink.sapo.pt
in http://naturlink.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário