O Arquipélago das Berlengas está situado a 16 km a oeste de Peniche. A riqueza deste arquipélago está essencialmente na Biodiversidade, onde existem espécies únicas na Terra ou em perigo de extinção.
Destacam-se a lagartixa-de-bocage e o sardão, esta última espécie ameaçada pela populações de gaivota, coelho-bravo e rato-preto. Existem várias espécies de aves, marinhas e não-marinhas. Existem cerca de uma centena de espécies plantas na área.
A câmara de Peniche entregou este mês na UNESCO a candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera, com o objectivo de valorizar os recursos naturais, compatibilizando-os com actividades como a pesca e o turismo.
Os principais usos do arquipélago são o turismo (visitas às grutas, observação de aves, mergulho) e a exploração de recursos naturais, como o percebe, levando a que haja uma ocupação intensa, no Verão, da principal ilha do arquipélago. Para resolver esses problemas pretende-se dotar a ilha de meios de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário