Sê bem-vindo ao nosso blog de Ciências da Natureza.
Aqui vais poder encontrar jogos, curiosidades, fichas de trabalhos on-line e muitas outras coisas.
Poderás votar e fazer comentários em todas as publicações.
O blog irá crescer ao teu lado, ao longo deste ano lectivo.
Espero que acompanhes o seu crescimento pois ele é feito a pensar em ti.
Prof. Fábio Gimbra
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Sinais do meteorito que fez desaparecer os dinossauros
Um grupo de investigadores aponta para uma bacia de 500 quilómetros, na costa da Índia, como o local em que o meteorito que terá destruído a vida dos dinossauros embateu na Terra.
A depressão situa-se a oeste da Índia e está debaixo de água. Não deverá ser coincidência que esta é uma zona mais produtiva do planeta em hidrocarbonato, onde existe uma forte exploração de petróleo e gás.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Sabias que...
Sabias que, ao contrário do que é crença comum, as bossas dos camelos não armazenam água mas sim gordura, que pode ser usada como reserva de energia.
É verdade que podem passar uma semana sem beber e quando o voltam a fazer podem ingerir até 200 litros de água de uma só vez. Mas os camelos armazenam a água por todo o corpo e não nas bossas.
Um camelo pode perder até 40% do seu peso antes de ficar desidratado. Alguns destes animais conseguem percorrer 200 km num só dia. A altura média varia entre 1,80 e 2,50 metros, o peso entre os 450 e os 700 kgs e podem viver até 40 anos.
Já sabes: quando te disserem que os camelos têm as bossas cheias de água deita a língua de fora pois isso não é verdade!
Revestimento do corpo dos animais - Penas
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Foram descobertas novas espécies de seres vivos!!
A organização conservacionista WWF anunciou recentemente a descoberta em 2008, de 163 novas espécies no Sudeste Asiático, entre as quais 100 plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, 2 mamíferos e 2 aves. Sendo uma área pouco explorada, os cientistas que crêem que há mais por descobrir.
Entre as espécies mais invulgares estão um sapo com dentes (como se pode ser na imagem) uma osga com manchas semelhantes às de um leopardo e com olhos de gato, um morcego de focinho tubular e uma espécie de ave que prefere caminhar a voar.
domingo, 27 de setembro de 2009
Vídeo - As Berlengas, Tesouro de Biodiversidade
O Arquipélago das Berlengas está situado a 16 km a oeste de Peniche. A riqueza deste arquipélago está essencialmente na Biodiversidade, onde existem espécies únicas na Terra ou em perigo de extinção.
Destacam-se a lagartixa-de-bocage e o sardão, esta última espécie ameaçada pela populações de gaivota, coelho-bravo e rato-preto. Existem várias espécies de aves, marinhas e não-marinhas. Existem cerca de uma centena de espécies plantas na área.
A câmara de Peniche entregou este mês na UNESCO a candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera, com o objectivo de valorizar os recursos naturais, compatibilizando-os com actividades como a pesca e o turismo.
Os principais usos do arquipélago são o turismo (visitas às grutas, observação de aves, mergulho) e a exploração de recursos naturais, como o percebe, levando a que haja uma ocupação intensa, no Verão, da principal ilha do arquipélago. Para resolver esses problemas pretende-se dotar a ilha de meios de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos.
Sabias que....
Reservas da biosfera são ambientes naturais terrestres ou aquáticos onde se procuram meios de conciliar a protecção dos seres vivos existentes com o desenvolvimento e conforto humano. Em 2007 eram 529 sítios distribuídos por 105 países.
A origem das reservas da biosfera esteve na "Conferência sobre a Biosfera" organizada pela UNESCO em 1969, que foi a primeira reunião entre vários países a tentar reconciliar a conservação e o uso dos recursos naturais.
As reservas da biosfera possuem três funções básicas:
- conservação das paisagens, ecossistemas e espécies;
- desenvolvimento económico e humano que seja cultural, social e ecologicamente sustentável;
- logística, que dê suporte para pesquisas, monitorização e educação.